14 de dez de 2011

Resenha: "Um Lugar Escuro"

Classificação: 5/5
Editora: Multifoco
Autor: Leonardo Zegur
Ano: 2011
Páginas: 197
ISBN: 978-85-7961-592-4

Clique aqui para ler o primeiro capítulo do livro e também para comprar o livro diretamente com o autor!

Personagem tão comum, sujeito de classe média, sem virtudes, sem nem nada deu origem a tal tragédia. não é loiro, nem bonito, nem seus olhos são azuis, o seu trejeito e sua voz, a feiura fazem jus. Não namora, nem badala, sua vida é uma inédia, já de menino era feio, motivo alheio de comédia. Deixou que se fosse a vida, que passasse a infância, julgou que sendo moço deixaria a ignorância. Mas seus dias se esticaram e o desgosto não cedeu, continuou sendo a comédia, miserável qual plebeu. Foi zombado e humilhado com ardor e grande instância, se fosse ter com as mulheres era tratado com arrogância. Mas cansado de sofrer fez valer o seu respeito, nunca foi de mala ré, nem tão pouco homem suspeito. Mas seus rivais irão pagar pelo mal que lhe fizeram, pelo bullying na escola, pela aflição que lhe impuseram. Nunca quis ferir ninguém, antes disto ser aceito, mas a vida lhe ensinou que não se mata o preconceito. // Um Lugar Escuro é o livro de romance psicológico naturalista do autor Leonardo Zegur. O subtítulo é: baseado em uma história real. A história traz temas como bullying, descriminação e preconceito. Sua primeira edição foi em 08 de outubro de 2011 pela Editora Multifoco, no Rio de Janeiro, Brasil.
Sinopse retirada do Skoob.

Quando comecei a ler "Um Lugar Escuro", imaginava uma história totalmente diferente, porém essa minha "expectativa" em relação ao livro acabou logo depois da leitura do primeiro capítulo. Sendo uma obra naturalista, o turbilhão de sentimentos e emoções durante a leitura foi inevitável. Senti raiva, fiquei chocada, triste, senti compaixão pelo protagonista, tive esperanças. Foi uma coisa louca. A escrita de Leonardo é tão bem feita e elaborada, que mesmo assuntos tão complexos que ele tratou no livro como exclusão social, bullying, violência entre outros, são discutidos de igual para igual. Não é uma leitura leve, porém de uma linguagem fácil.


A história é narrada em primeira pessoa e não possui muitos diálogos, algo que não senti falta. Tive um carinho muito especial por uma personagem, a Ludimila. Ela me encantou desde a primeira aparição e confesso que o que o protagonista percebeu apenas nos últimos capítulos, eu já "sabia" desde o começo. Enfim...

"Um Lugar Escuro" é um livro que ficará marcado em toda a minha vida, acredito. É uma leitura que certamente marcará não a mim, mas a todas as pessoas que terem a oportunidade de ler. É muito importante ter um cuidado especial na hora da leitura, pois precisamos olhá-lo com uma "visão nula" para entendermos o personagem e seus atos, mesmo não concordando com as suas atitudes. Como serei uma futura psicóloga, é um livro que considero extremamente importante e que com certeza lerei muitas e muitas vezes.

Confesso que foi muito difícil resenhar esse livro pois como disse, é complexo e é um livro que me marcou. "Um Lugar Escuro" permanecerá em minha mente por muito, muito tempo..

11 comentários:

  1. Mi, concordo com você em tudo!
    Eu amei o livro, ele realmente tem uma linguagem fácil, ainda que não seja leve, eu também gostei da Ludmila e também já sabia há muito tempo o que ele só descobre no fim, enfim!
    Se tornou um dos meus livros favoritos e foi um dos melhores livros que já li na minha vida sem dúvida alguma!
    Foi difícil pra você resenhá-lo, mas você fez isso muito bem! Falou tudo o que precisava ser dito ;)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia esse livro mas ele parece ser muito bom. Amei a sua resenha parabéns! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro mexe com a cabeça de qualquer um. É muito complexo e chocante. O Leonardo é um escritor incrível!

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Nossa, só de ler a sinopse já me interessei pelo livro. Ela me passou uma coisa mio poética, que me conquistou de cara.
    E depois de ler sua resenha essa vontade aumentou ainda mais! E sabe quando agente lê uma resenha e quer ler o livro resenhado tipo, agora?! Foi oq aconteceu! E ler o comentário da Aione também ajudou bastante para isso!
    Estou seguindo seu blog, abraço!

    http://www.livreiromaluco.com/

    ResponderExcluir
  5. Nos últimos dias tenho visto muito esse livro nos blogues, mas só agora parei para ler a resenha, parece ser bem bacana, mas ainda assim não sei se leria.

    beijos querida
    ps: está rolando promoção lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Passando pra conheçer/visitar seu blog! Adorei ele e já estou seguindo ele, se gostar siga o meu também, adoraria ter-te como seguidor!

    Caso se interesse em parceria entre nossos blogs, leia as políticas do blog, vai ser um prazer receber você como parceiro!

    Beijinhos
    @AngelKiller_
    Blog Anime Daiki
    http://anime-daiki.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. eu estou lendo este livro e adorando, estou bem curiosa com o que vai acontecer com o personagem principal, mas confesso que sinto ódio e pena dele, tudo ao mesmo tempo. A escrita do Leonardo é viciante.
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi flor...
    Tb to lendo esse livro e to adorandooo...
    Bela resenha flor...
    Vamo que vamo no desafio de férias então..
    Um beijão...

    Tela
    penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É muito bom saber que o livro Um Lugar Escuro te marcou Milena, pois fazia parte do meu sonho, não somente publicar um livro, mas um que tocasse os leitores. Quase todo mundo que leu tem me dado este retorno e isto é maravilhoso. Eu particularmente também adoro a Ludimila e o nosso protagonista, apesar de não muito simpático, consegue aumentar mais e mais o número daqueles que o amam, entre aqueles que se dividiram entre amá-lo e odiá-lo. Linda resenha, está de parabéns! Alias, parabéns pelo blog e pelo apoio à cultura nacional!

    www.umlugarescuro.site.com.br

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,

    Estou super curioso em ler esse livro, parabéns pelo post.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  11. Recomendo a todos , pois o drama do personagem aumenta os limites de nosso poder de crítica e nos faz refletir em sentimentos que podemos causar positivamente ou não nas pessoas que "entram" na bagagem de nossa convivência, causando uma melhora na visão de nossos ideais,e com a dor do outro, sem contar seu conteúdo altamente intrigante (em todos os capítulos) sendo um grande convite e exercício à nossa imaginação. Parabéns e até a próxima criação! Duvido que alguém se arrependa desta leitura totalmente envolvente e cheia de suspense!

    ResponderExcluir