1 de jan de 2012

Resenha: "Confissões de um Turista Profissional"

Classificação: 4/5
Editora: Novo Conceito
Autor: Kiko Nogueira
Ano: 2011
Páginas: 94
ISBN: 9788563219435

Clique aqui e leia alguns capítulos do livro!


Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou. Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá? Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante. Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão. Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo...?"

Já começo a resenha dizendo que esse livro é de um estilo bem diferente do que estou acostumada a ler. É um livro com diversas crônicas super interessantes, leves, engraçadas e críticas e todas (claro) abordando o tema: turismo e viagens. Não é só um livro com dicas de viagens, mas sim um livro que critica várias coisas que envolvem uma viagem, como por exemplo companhias aéreas. Conforme você vai lendo as crônicas é possível sentir uma delicada acidez que dá graça e combina muito bem com o estilo do autor. Eu simplesmente adorei o livro! Linguagem fácil, leve e não é um livro de ler em uma "sentada", e sim como disse minha mãe, você lê em um "tapa". Vale super ler esse livro, sendo um turista ou não.

Questões físicas do livro
O livro tem páginas um pouco finas e amarelas. Cada capítulo é uma crônica e no topo de cada crônica tem uma figura. Um livro pequeno tanto no formato quanto no número de páginas.

Eu ia colocar uma das minhas crônicas preferidas aqui, mas como foram várias, deixo as que estão no link ali em cima!

A resenha foi curta porque é um livro formado por crônicas, cada uma diferente da outra embora o tema seja o mesmo, além do livro ser bem curtinho mesmo.


8 comentários:

  1. Oi Mi!
    Tenho ouvido falar muito bem desse livro!
    Particularmente, não é um que eu compraria, mas deve ser interessante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Só ouço falar muito bem deste livro tbém.

    Quero muito :D

    Faz tempo q não não leio crôniucas.

    Beijocas,
    Lariane – Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  3. Também não compraria esse livro, mas acho que seria bem divertido de ler *--*

    Beijos e feliz 2012!
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! :D
    Já li algumas resenhas deste livro. Parece ser bem leve e legal.

    Estou seguindo seu blog! ^^
    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo esse livro e concordo com vc ele é bem engraçado. Só acho que o autor quis colocar muita informação em certas partes e ficou um pouco confuso de entender. rs

    Beijos e seguindo. ^^
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É complicado fazer resenha de crônicas, rs. Mas entendo bem o que você quis dizer. Também li e adorei. Realmente, livro de se ler em um "tapa".
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Milena, gostei bastante da resenha, o livro apesar de não fazer parte dos meus estilos favoritos, parece ser divertido, e isso sem dúvidas é um incremento importante pra prender o leitor na narrativa.

    Ah... Gostei bastante da sua visita lá no blog!! E CRESCENDO, provavelmente será minha próxima leitura.

    O blog tá show! Gostei muito!

    Dieison C.
    aviadorread.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,

    Gostei muito desse livro e me diverti muito também, boas risadas e boas dicas...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir