31 de mar de 2012

Resenha: "Linguagem das Flores"

Classificação: 5/5
Editora: Arqueiro
Autor: Vanessa Diffenbaugh
Ano: 2011
Páginas: 304
ISBN: 9788580410174

A Editora não disponibiliza o primeiro capítulo em seu site.

Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intricado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio.

 Quando comecei a ler "Linguagem das Flores" achei que fosse ser um suspense ou coisa do tipo, mas não foi isso que encontrei ao continuar e assim, terminar a minha leitura. O primeiro capítulo consegue enganar bem o leitor. Mas, além de enganar o leitor, é no primeiro capítulo que o leitor se sente totalmente atraído pela história. Eu sentia que era praticamente impossível me separar do livro. Por mais que eu não tivesse tempo de ler, eu ficava com ele, só para sentir que dali alguns minutos eu conseguiria ler pelo menos um ou dois parágrafos.

"Linguagem das Flores" conta a história de Victoria, uma menina de 18 anos, órfã, que sempre viveu em abrigos e em casas de possíveis pais adotivos. Nenhuma de suas experiências com seus tutores deu certo, até que Victoria encontra Elizabeth, a mulher que ensina a doçura, o amor e a linguagem das flores para Victoria.

Não consegui me identificar com Victoria, mas mesmo assim conseguia - ou pelo menos tentava - enxergar as coisas com os olhos dela. Entendia seus atos e porque ela agia como age durante o livro inteiro. Victoria é uma personagem complexa, mas que durante a leitura, nós conseguimos entender e descobrir aos poucos a sua história de vida e quem ela é. O livro tem capítulos alternados entre o presente e o passado e é separado em 4 partes. Cardo, Um coração inexperiente, Musgo e Recomeços. O nome de cada parte é relacionado a uma flor. Dois com o nome da flor e dois com o significado de flores.

Mesmo com a "frieza" de Victoria, "Linguagem das Flores" é um livro que nos ensina que todos podem amar, que todos tem algo de bom dentro de si. Assim como diz o subtítulo do mesmo "Qualquer pessoa pode se transformar em algo belo" e Victoria nos prova isso. Vanessa Diffenbaugh escreveu esse livro com tanta delicadeza, que na minha opinião, é impossível não se encantar. O livro tem uma linguagem leve, é gostoso de ler e a leitura flui rapidamente, porém é preciso ler cada linha com muita atenção. Todo capítulo traz o nome de uma flor e como cada uma tem o seu significado, não é a toa que elas estão ali. No final dos capítulos, o livro possui um mini-dicionário com o significado de todas as flores mencionadas na história. Vale a pena conferir esse dicionário todas as vezes que o nome de uma flor aparece.

Quanto aos aspectos físicos do livro, também não tenho nada a reclamar, só a elogiar! A Editora Arqueiro está de parabéns. A capa é linda, a divisão tanto das partes da história quanto dos capítulos é linda, com molduras e algumas decorações. A letra inicial de cada capítulo tem um formato diferente, decorado com uma pequena flor, o que eu achei super fofinho e atencioso com a história.

"Linguagem das Flores" é um livro que vale a pena ser lido por todos, especialmente por aqueles que adoram um bom romance bem embasado e bem produzido.

15 comentários:

  1. A capa é linda!
    Já tinha visto, mas não conhecia muito bem a história deste livro.
    Fiquei curiosa para ler, apesar de estar fugindo dos romances este ano.
    Beijos, Mi.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido algumas resenhas deste livro
    E é bem complicado esse negocio dela viver largada pelos cantos

    Beijos
    @poketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sempre via a capa deste livro, mas nunca conheci realmente esse livro, mas o livro parece ser muito bom.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Menina, sabe que NUNCA tive vontade de ler este livro? Sei lá, a capa não me atriu ai nunca parei pra ler sinopse (ate poq não gosto de fazer isso) e a resenha que sobre não apontava estes aspectos... Mas lendo sua resenha acho mesmo que a historia parece interessante! Gosto desse falso misterio, desse revolts, dessa coisa de não saber as origens rs
    Mas sei lá, acho que o nome e capa talvez afastem pessoas como eu, que acabam achando que é livro meio sobre botanica!
    há!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Tudo bom?
    Adorei seu blog ^^ Já estou seguindo...
    Morro de vontade de ler este livro... Mas ainda não tive a oportunidade...

    Deixo o convite para visitar meu blog que está no comecinho ainda, mas que foi feito com muito carinho. ^^
    Beijinhos...
    Oceano Literário – http://www.oceanoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A capa é linda!!!
    Já vi umas resenhas negativas sobre esse livro, mas a sua me deixou com bem vontade de ler...
    Estou te seguindo.

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar desse livro, a capa é uma gracinha, porém nada que me chame muita atenção, mas a resenha é um tanto quanto.. "intrigante".. o livro parece fugir daquele patrão que ultimamente vemos nas livrarias.. é um livro que sem duvida me chamou a atenção, não o coloco como primeiro da lista, mas sem duvida tentarei ler (:

    Sorteio de Livro+Surpresa especial, clique aqui e participe!
    beijos, @Karol_hearts

    http://queridos-pensamentos.blogspot.com.br /

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi!
    Sério que você esperava um suspense? Fiquei surpresa porque nunca me passou isso pela cabeça e nunca havia visto alguém ter essa impressão que você teve, legal!
    O livro parece ser encantador, ainda que tenha seus pontos baixos! Tenho uma mínima curiosidade de lê-lo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei o que eu achei desse livro. Ele não é minha paixão, mas também não o odiei. É um livro mais ou menos.
    Não consegui me identificar com a personagem principal e em muitas vezes fiquei com um ódio mortal dela. Mas a ideia principal do livro faz com que você se encante por ele.
    Parabéns pela resenha. (:

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Já vi várias resenhas positivas do livro, mas não tenho vontade de ler. Não sei por que.
    Apesar disso, acho a capa linda =)
    Já estou seguindo o blog. Se quiser, segue o meu depois :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Que linda resenha Mi
    confesso que não tinha muitas curiosidades a respeito do livro, mas lendo algumas resenhas positivas - incluindo a sua - deu muita vontade de ler. O livro parece transmitir uma mensagem muito linda.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Hey
    esse livro parece ser bonitinho, adoro a capa dele
    Leio poucas resenhas dele, e gosto da história.
    Já está na listinha haha

    Parabéns pela resenha

    beijos e uma ótima terça pra você
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,

    Não sei se é porque adoro flores, mas tenho muita vontade de ler esse livro, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha lido nada sobre esse livro, nem snopse, nem resenha, nem nada... e bem, nunca tinha tido vontade de lê-lo também. Imaginava uma história completamente diferente ><' Mas, sua resenha mudou minha visão sobre a obra, e vou lê-la quando tiver a oportunidade.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que resenha linda! hahaha Que bom que você gostou tanto assim do livro! =) Eu já tinha ouvido falar que era bom, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha, então não tinha me empolgado em comprar, mas nossa, agora estou louca pra ler hahah
    Que pena que você não conseguiu se identificar com a personagem, mas se ainda assim você deu 5, então deve ser realmente ótimo!
    A Arqueiro sempre capricha neee, adoro os livros deles!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir