8 de jul de 2012

Resenha: "Água para Elefantes"


Classificação: 5/5 ♥
Editora: Sextante
Autor: Sara Gruen
Ano: 2011
Páginas: 272
ISBN: 9788599296158

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Esse livro com certeza vai ser um daquele tipo de livro que é difícil para começar uma resenha, mas vou tentar começar do jeito que ele merece! O livro é narrado em primeira pessoa, por Jacob, em ordens intercaladas. Ora é o Jacob idoso que narra, ora é o Jacob jovem, aquele que perdeu os pais e saiu das provas finais, chocado e sem rumo por aí e que foi parar em um circo. A história, mais ou menos para evitar spoilers ao máximo, começa aí. É então que Jacob começa a estranhar e a se encantar com o circo. Eu não consigo contar mais da história, porque o livro é tão encantador, mas tão encantador que eu acredito que cada um deva descobrir por si só. Posso dizer que o começo do livro foi um pouco confuso, já que ele começa com uma das cenas finais e que também a leitura demorou a engajar e a ficar gostosa. Porém, "Água para Elefantes" é um livro que vai te encantando aos poucos. Quando você acha que a história te encantou, espere que lá vem mais.

Sobre os personagens, devo dizer que amei os dois Jacob's, não sei falar de qual eu gostei mais. Eu vibrava com o Jacob jovem e as coisas que aconteciam com ele, que me deixavam tensa, angustiada.. aquele personagem que a gente torce, sabe?! Com o Jacob idoso eu me encantei. Era uma delícia ler todas as partes em que ele narrava, me aquecia o coração! Gostei de Marlena, odieeeeeeeeeeeeei do fundo da minha alma o August, e amei a Rosie, awn! Elefanta linda, sério! Até eu queria ter uma elefanta como ela, hahaha.

Sobre a diagramação do livro, é bem simples. Páginas amareladas e apenas com a divisão dos capítulos sem pular páginas. Achei a capa linda! Mesmo sendo do filme, achei tudo a ver com uma cena que acontece no livro (não sei se é a mesma do filme, mas tudo bem). Ainda não assisti ao filme, então não posso dizer sobre ele, mas em breve vou assistir e posto aqui os meus comentários!

Como disse lá em cima, o começo parece ser um pouco confuso e enrolado, ou até mesmo meio parado, mas conforme os capítulos passam, nós nos vemos mais mergulhados na história que Jacob nos conta. Um livro lindo e que merece ser lido por todos!

14 comentários:

  1. Oi (:
    Já vi várias resenhas desse livro, mas não sinto muita vontade de ler, apenas curiosidade. Sua resenha aumentou minha curiosidade ;)
    Ei, se não for muito incomodo, e se você tiver facebook, ia pedir pra votar na minha foto, do meu cachorro, pra um concurso cultural. É chato pedir, mas ele tá tão bonitinho, HUAHA. O link tá aqui http://www.facebook.com/lojapreteritoperfeito/app_126923257413613
    Aproveita e vê se não quer participar do concurso também ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro aqui em casa, mas ainda não peguei para ler. A história parece ser muito tocante, percebe-se o quanto você gostou da leitura. Também não assisti ao filme ainda, quero primeiro ler o livro.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro. Todas as resenhas que eu leio só falam bem dele! Amei a sua resenha! (:

    Adorei o seu blog e estou seguindo, ok?!

    Beijo,
    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li este livro e gostei bastante
    É uma linda e emocionante estoria

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey
    Eu ganhei esse livro numa promo e ainda não pude lê-lo!
    Todo mundo fala que é bem emocionante.

    E provavelmente lerei antes de assistir a adaptação

    beijos e uma ótima terça
    NANA - OBSESSION VALLEY

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi!
    Eu li esse livro e também amei!
    Também gostei dos dois Jacobs, odiei o August e amei a Rosie!
    Agora preciso assistir o filme ^^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Ah, confesso que esse livro nunca chamou a minha atenção, circo não é um dos meus temas preferidos, sem contar que assisti o filme e achei bem monótono. Mas enfim, quem sabe no futuro eu mude de ideia. Ótima resenha :D

    Beijos&beijos

    Book is life

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito desse livro mas, confesso que esperava que ele fosse diferente, não achei ele tão emocionante como achei que seria D:

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive mt vontade de ler esse livro... E não faço ideia do pq. HAHAHHAHA Apesar da sua ótima resenha, continuei sem vontade :)

    Beijooooooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  10. Pelo menos o livro consegue ir te envolvendo ao longo do enredo né? Porque imagina o livro ficar te enrolando até o final. Eu ia ficar muito chateada com isso D:
    Mas esse é um livro que eu to querendo muito ler. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro, mas assisti ao filme não sei quantas vezes. A história é encantadora. Fiquei muito chateada com o August também, a forma como ele lidava com os animais e as pessoas era realmente cruel. E a Rosie era mesmo muito doce, incrível! O que ela fez por Marlena e Jacob foi uma grande prova de amor e fidelidade.

    Sua resenha está muito parecida com o filme, gostei disso. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha! Muito bem detalhada, assisti o filme e fiquei curiosa para ler o livro ;) Achei a história linda!

    ResponderExcluir
  13. Não li ao livro, mas captei alguns flash's do filme e me arrependo, pq não curti muito esses "flashs", o que tirou minha vontade de ler o livro, o que é uma bobeira né? Poxa, todo mundo fala tão bem.

    Quem sabe eu me dê essa oportunidade.

    Beijos

    Ana
    @eufases
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  14. Vocês descreveu perfeitamente minha sensação em relação a esse livro. Uma história linda sem dúvida, que demora um pouco para nos conquistar, mas nos prende até o fim. Não sou daquelas que curti bichos, mas me apaixonei por Rosie, sério! Amei sua resenha e seu blog, aliás já estou seguindo. Fiz uma resenha desse livro lá no meu blog, dá uma conferida e segue se puder.
    Beijos!
    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir