17 de jul de 2012

Resenha: "Garota Replay"


Classificação: 3/5
Editora: Novo Conceito
Autor: Tammy Luciano
Ano: 2012
Páginas: 144
ISBN: 9788581630076

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

 Thizi é uma garota que tem tudo o que nós sempre quisemos ter... Um namorado lindo e popular, um apartamento lindo com uma empregada carinhosa, dinheiro, beleza... Porém, será que isso é mesmo tudo? Com pais ausentes e um namorado - que apesar de popular, lindo e tudo mais - que a trai sempre, Thizi é uma garota insegura, como já deveríamos esperar. Porém, é seu amigo Tito e a sua empregada Nil que estão sempre com ela quando precisam - e quando não precisam também! - e sempre a ajudam a levantar o seu humor e tentar abrir seus olhos para a realidade.

É então que em uma noite - uma trágica noite, diga-se de passagem - em que seu namorado Tadeu é pego por Tito, seu melhor amigo, traindo Thizi - com uma foto como prova! - é que a vida de Thizi começa a mudar de rumo... Seu melhor amigo se afasta dela e o namorado que ela sempre deu tudo para ter uma boa relação, é um traíra. Thizi então vai à uma festa sozinha e dá de cara com nada mais nada menos que: sua replay. E então, com conselhos, digamos assim, é que essa Replay ajuda Thizi a encontrar o amor próprio e a enxergar realmente quem é o seu verdadeiro amor.

Confesso que a ideia para esse livro é ótima! Fiquei empolgada quando recebi ele aqui em casa por causa de sua capa e por saber mais ou menos do que se tratava a história. Porém, como sempre lia em resenhas que era um livro mais light, não criei grandes expectativas com o livro, o que foi o certo. Digamos que eu não me surpreendi mas também não me decepcionei com o livro. Foi um livro que - mesmo não criando assim, tantas expectativas - cumpriu com o seu propósito. Porém algumas coisas me fizeram não gostar dele tanto assim.

O que li em várias resenhas que muitas pessoas reclamam é do começo, que é bem enrolado. Como Thizi é uma pessoa insegura, fica pensando sobre si e fazendo vários questionamentos tentando respondê-los durante a história, e como o livro inteiro é narrado em primeira pessoa, isso acaba se tornando um ponto negativo, pois demora um pouco para o livro chegar no seu clímax. Porém, assim que você lê os primeiros capítulos, isso muda e você já começa a se engajar um pouco mais com a leitura. 

Sobre os personagens, devo dizer que me entediei um pouco com a Thizi, mas adorei a Nil e o Tito. Odiei Tadeu no começo e no meio do livro inteiro, mas percebi sua mudança repentina no final do livro. Digamos que grandes acontecimentos mudam as pessoas... Sente eu fazendo suspense para o livro, hahaha.

Sobre a história, como disse lá em cima, não me surpreendeu mas também não me desapontou. O que me agradou nesse livro é que ele trata do tema da Replay, ou seja, um pouco sobrenatural, não é mesmo? Errado. Achei o final do livro bem elaborado, explicando porque a Replay existia e porque Thizi ficava pensando e criando várias teorias no começo do livro. Pode ser até um pouco confuso se você não estiver totalmente engajado na leitura, mas é uma ótima e plausível explicação para a história inteira.

Como sempre, a editora está de parabéns com a diagramação do livro, bem simples mas também com uma ótima organização dos capítulos. Capítulos não tão longos, porém não tão curtos. Sobre a capa: L-I-N-D-A. Amei, do coração! É uma das minhas capas favoritas de todos os livros da editora, amei, amei, amei!

Recomendo a leitura para quem quer algo rápido, light e super gostoso de ler.


20 comentários:

  1. O kit do livro e a capa são lindos mesmo, por eles eu compraria agora, mas já vi muitas resenhas negativas :|
    No momento, tenho outros livros que são prioridade, por isso não compraria; mas com certeza, se ganhasse, eu leria ^^
    Passa no meu blog também depois?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Bem, gostei bastante do livro. E vi muitas resenhas falando que era clichê, mas eu gosto bastante desse tipo de livro e não é tão clichê assim, pois o final é muito surpreendente. Você vai lendo o livro pensando que é uma coisa e se depara com outra totalmente diferente que nunca iria imaginar, pelo menos foi assim comigo.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não to nem um pouquinho empolgada para ler esse livro. Sei lá, ele me parece um pouco teen demais, não? Eu to enrolando com um livro por ele ser assim. Essas neuroses de "pseudo-adolescentes" estão me irritando demais. :x A Thizi com certeza vai fazer isso também.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena,tudo bem?
    Eu li esse livro em um dia,é muito legal e light.(como você disse)Mas acho que é só,não fiquei contente depois de ler.
    Achei uma leitura fraca.Mas adorei sua resenha e seu Layout.(é a primeira vez que venho aqui.)
    Bejokas.

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, mesmo com a maioria dizendo que o livro não tão surpreendente... rs. Gosto muito de livros adolescentes, com uma escrita bem light, daqueles só para passar o tempo...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li esse livro, sempre tive vontade de ler, todo mundo fala bem dele, um dia eu vou ler também. :) Parabéns, pela resenha!

    Tá rolando uma Gincana de férias, com ótimos prêmios, lá no blog. Super fácil para participar, depois passa lá e participa, tá?

    Beijos; @Raah_Castroo
    http://vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br/2012/07/gincana-de-ferias-garota-garotinha.html

    ResponderExcluir
  7. Nunca li,mas pelo que dizem é perfeito

    http://caprichadasbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Milena,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei também e o final realmente surpreende...bela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi!
    Eu já li esse livro e gostei, o final me surpreendeu bastante.
    Também odiei o Tadeu!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Milena, te enviei um contato por e-mail.
    beijos!

    Follow your dreams
    www.karolinevendramini.com

    ResponderExcluir
  11. Preciso de mais tempo para ler tantos livros que tenho para conhecer. Mas, adorei conhecer seu espaço. Gostei muito de sua forma narrativa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não estou com muita vontade de ler este livro agora, sei lá, não é o momento haha, mas a estória parece ser legal, vou tentar ler este livro depois.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. oie Mi
    eu gostei e desgostei do livro rs
    a narrativa não me prendeu, mas eu gostei do final.
    o novo layout tá lindo
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Achei este livro bem inesperado, eu nunca teria imaginado o rumo que a história tomou, digamos que no fim ela deu uma boa melhorada.

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Estou com o livro aqui em casa e ainda não li.
    Também não estou criando muita expectativa, além de pensar no público alvo.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Milena!
    Todo mundo diz que esse livro é bem leve e rápido, mas as classificações não passam de 3 estrelinhas...!
    Não tenho um exemplar, mas quero muito ler! Principalmente porque eu não conhecia a Tammy. E é bom conhecer novos autores e novas histórias!

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  17. tenho vontade de ler esse livro, já ouvi falar muito dele *-* gosto de leituras light, e eu estou mto curiosa em relação à essa "replay" ...

    ResponderExcluir
  18. Olá querida :D
    Então, eu ainda não li esse livro, mas de tanto ver as pessoas falando nada bem dele.... estou com medo de ler. JURO! AUSHAUSHAUSH Mas enfim, vou tentar não esperar muito dele, assim como você fez. Não vou ter expectativas, daí vejo se talvez eu gosto e acabe (quem sabe) me surpreendendo um pouco. Adorei a resenha, muito linda, como sempre. E eu vi que respondeu meu comentário lá na caixinha de correio e que bom que gostou do meu comentário gigante. Eu gosto de fazer esse tipo de comentário, mas eu preciso estar inspirada, sabe? Senão não dá .-. UASHAUSHUAS <3 Feliz dia do amigo.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  19. Hey
    Realmente, o livro parece ser bem light mesmo..
    Para ler em um dia..

    E se passa na Barra, me animou um pouco para a leitura.

    Amigos da protagonista sempre roubam a cena, né?

    beijos e bom final de semana
    Temos promoções novas no ar, se quiser participar..
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Achei esse livro muuuuuito criativo! Adorei o final e a ideia, ele não é daqueles profundos, mas é gostoso de ler *-*

    ResponderExcluir