2 de out de 2012

Resenha: "Jogos Vorazes"


Classificação: 5/5
Editora: Editora Rocco
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2011
Páginas: 400
ISBN: 9788579800245
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Depois de um tempão adiando a leitura por ter outros livros na minha listinha, decidi pegar "Jogos Vorazes" para ler. Assisti ao filme antes de ler o livro e posso afirmar uma coisa a vocês: mesmo assistindo ao filme primeiro, isso não estragou em nada a minha leitura. Pelo contrário, só me deixou mais animada e mais ansiosa para ler a história de Katniss.

Katniss é uma adolescente de 16 anos que mora no Distrito 12, um Distrito de Panem. Panem é seu país, que é dividido em 12 distritos, mais a Capital. Antigamente, Panem tinha 13 distritos, mas após uma rebelião, a Capital destruiu esse distrito, como uma forma de mostrar a todos quem é que mandava e estava no poder. Com isso, criou os Jogos Vorazes. Nesses jogos, cada distrito tinha que mandar obrigatoriamente dois tributos aos jogos, sendo eles uma menina e um menino, na faixa etária de 12 a 18 anos, sendo ao todo 24 tributos. Esses tributos teriam que lutar um contra o outro até a morte até que apenas um tributo vencesse e se tornasse o grande vencedor...

Pra mim vai ser um pouco difícil falar desse livro, pois como gostei tanto, tenho muitos elogios a fazer... primeiro ponto que mais me chamou atenção foi o enredo. Como assim 24 tributos, ou melhor, 24 adolescentes jogados em uma arena tendo que lutar até a morte? Foi o motivo que mais me chocou e que mais me chamou atenção para ler o livro.. Iniciada a leitura, o segundo ponto que me chamou atenção, foi a narrativa. Quem narra o livro inteiro é Katniss, a menina tributo do distrito 12. A narrativa é deliciosa e não vemos as páginas passarem! Cada vez que passava uma página, ficava cada vez mais curiosa e mais triste por estar mais próxima do fim do livro. Queria aproveitar cada gota dele. O começo pode ser um pouco enrolado, mas apenas porque ainda estamos na introdução de uma trilogia. Logo após os primeiros capítulos, é notável que o livro te prende a leitura.

Sobre os personagens também não tenho o que reclamar. Achei todos muito bem construídos, principalmente Katniss, Peeta e Cinna, que foram os que mais me agradaram no livro inteiro. Peeta também é do distrito 12, porém é filho do padeiro. O que mais gostei dele foi a possível inocência dele em relação a Katniss. Gostei demais de Cinna por achar ele meio contra o sistema, mas não totalmente assim, terei que ler os próximos dois livros para entender mais sobre o personagem. Quanto a Gale, amigo de Katniss, não tenho muito o que falar pois embora ele tenha sido apresentado no começo do livro e comentado bastante por causa dos pensamentos de Katniss, não sei o que pensar dele, simplesmente porque o personagem não foi totalmente apresentado a nós.

Adorei o livro! Estou super ansiosa para ler o segundo volume dessa trilogia, procurando desesperadamente em sebos ou promoções, ahaha. Espero que tenham gostado da resenha! ;)

17 comentários:

  1. Adoro o Cinna :)
    O livro é mesmo muito bom! Além da história ser ótima, a narrativa da Suzanne te prende de um jeito incrível!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,


    Esse livro é muito bom e os outros dois vc irá gostar também...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa série é incrível e se tornou uma das minhas sagas favoritas tu vai amar os próximos livros e vai se emocionar muito também!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não gosto de JV e por mim, Katniss teria morrido na primeira página do livro. rs
    Mas que bom que você gostou.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Jogos Vorazes show de bola, já li a trilogia :)

    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Milena! Ainda não li o livro, comecei pelo filme como você, gostei bastante e espero gostar do livro tanto quanto você.
    Ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Igual a vc eu vi o filme primeiro - por mais que me tirou lágrimas achei o contexto bizarro - e até agora não consegui um tempinho para este livro que está na minha lista de espera aqui na estante de casa. Eu acredito que vou gostar do fato de ser narrado pela protagonista, porém não sei se vai mudar a impressão que tive quando vi o filme! Espero que sim!! haha ... ótima resenha!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi, adorei a resenha, AMO Jogos Vorazes, tanto quanto os outros dois seguintes, memso tendo assistido o filme primeiro também :)
    beeeeijo!

    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! Jogos Vorazes é um livro incrível, Suzanne consegue nos prender demais com sua narrativa, Katniss é uma das protagonistas que mais gosto, ela é totalmente diferente das que estamos habituadas (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  10. Um livro ÓTIMO, e com emoções fortes...
    Eu também ainda não li a continuação. D:
    Mas ele está na minha lista. hehehe :D
    Parabéns pelo Blog!
    *-*

    ResponderExcluir
  11. Muito boa sua resenha, Milena!
    Já li Jogos Vorazes e adorei, é um livro muito bom! E o filme, por incrível que pareça, ficou bem fiel ao livro,gostei muito também...
    Bjus!
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  12. Livro perfeito *-*
    Jogos Vorazes é uma das minhas séries favoritas.
    Eu já li a trilogia e amei tudo, principalmente Em Chamas *-*
    Peeta *_* ahsuahsuahs
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amooo.
    É muito show esse livro.
    Super bem escrito, envolvente e cheio de ação.
    Já li todos da trilogia.
    Todos são muitos legais.

    ResponderExcluir
  14. Já assisti ao filme e não gostei, por isso não tenho muito interesse em ler essa série.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  15. Sou suspeita pra falar porque sou fã da série. Ele é realmente maravilhosa e só vai melhorando!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu to louco pra começar a ler os livros! Quero ganhar o box de natal kk *-*
    Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  17. o livro é ótimo, mas o que mais me chocou nele foi a morte de Cinna no próximo livro :c
    O Gale é um dos melhores personagens, ele tem um ar misterioso que deixa a historia melhor ainda e te deixa super dividida entre ele e Peeta.

    ResponderExcluir