21 de fev de 2013

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível


Classificação: 5/5
Posição na meta de 2013: 2º livro
Editora: Rocco
Autor: Stephen Chbosky
Ano: 2007
Páginas: 224
ISBN: 9788532522337

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Bom gente, como eu disse pra vocês no Instalivros, eu gostei muito desse livro! Por isso vai ser um pouco difícil para que eu fale sobre ele... mas vamos tentar!

O formato do livro é um pouco diferente do que estamos acostumados... ao invés de ser uma narrativa como outra qualquer, ela é em formato de carta, mais ou menos como um diário, porém até mais pessoal que um diário. Eu, particularmente, não gosto muito de diário porque não sei ter um. Eu nunca escrevo nada todos os dias, no máximo uma ou duas vezes por semana, então me identifiquei com essa forma de narrativa. A leitura é leve, "cru", como se fosse uma conversa mesmo. Mais um monólogo do que uma conversa, mas mesmo assim.

Quanto aos personagens, confesso que adorei Charlie e Sam. Achei a Sam um pouco filha da mãe as vezes, mas mesmo assim, gostei muito dela. Algumas tiradas que ela fazia eram sensacionais, e também com as coisas que ela dizia para o Charlie, como conselhos e questionamentos que ela trazia para ele. É como se a Sam fosse uma pessoa que fizesse Charlie se perguntar o por quê das coisas. Patrick é super engraçado e divertido, porém tive um outro sentimento a respeito dele.. foi como se eu ficasse triste por ele ou coisa parecida, não sei.

Enfim, eu gostei muito do livro e demorei horrores pra postar essa resenha porque simplesmente não sabia o que falar do livro, do tanto que eu gostei, sério! Hahaha, falei que ia ser uma resenha difícil! Espero que tenham gostado ;) ♥


7 comentários:

  1. Oi Mi!
    É difícil mesmo quando gostamos muito de um livro!
    Eu adorei a leitura também, principalmente pela sensação dos pensamentos do Charlie parecerem se fundirem com os meus!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Não sei quando poderei ler esse livro, mas pretendo assistir ao filme em breve.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro ano passado e assim que saiu o filme fui até outra cidade pra poder ver. É simplesmente, pra mim, o livro que mais me tocou e até hoje procuro um livro que me passse a mesma sensação que senti com ele, ainda continuo minha busca. Eu realmente amo ele e recomendo. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena!
    Que legal o livro ser no formato de cartas, gosto de livros diferentes assim. Fiquei com vontade de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,

    Gostei muito da sinopse desse livro e depois da sua resenha com certeza ele irá para a minha listinha...kk...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey,
    estou looouca pra ler esse livro, sabe? Mas tem tantos outros na frente dele que acabo esquecendo. Vida de leitura estudante pobre não é fácil, haha.

    Acabei de inaugurar meu novo blog, espero sua visita *-*

    Bye,
    http://febreliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito desse livro.

    Adorei o blog. Seguindo!
    Beijos
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/verbosdiversos
    @isatesch

    ResponderExcluir