18 de nov de 2011

Resenha: "O Mundo de Vidro"

Classificação: 4/5
Editora: Produção independente
Autor: Maurício Gomyde
Ano: 2011
Páginas: 235
ISBN: 9788591184002

Clique aqui e conheça o site do autor!

Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

Vou contar apenas uma pequena parte da história, para que não se perca nenhuma emoção ao decorrer da leitura. No final, explico o motivo.

A história é sobre Ele e Ela. Duas pessoas totalmente diferentes. Ele é um homem solitário, mora sozinho, a não ser pela companhia de seu papagaio. Solitário, vê apenas os amigos em ocasiões especiais e em reuniões que fazem de ano em ano, para contar as novidades e o que de bom está acontecendo em suas vidas. Ela é uma mulher cheia de compromissos, linda, noiva de um cara lindo, vai a academia todos os dias, tem uma ótima vida profissional, cheia de amigas. Em um momento, quando Ele estava indo ao trabalho, por perder um seu metrô, tem que ir em outro.... E é então que Ele a conhece.

Não vou contar mais, porque acredito que se eu for contar, vou acabar contando o livro inteiro, o que não é a minha intenção. "O Mundo de Vidro" se tornou um dos meus livros preferidos. Um romance com uma história muito bonita, que apesar de sua intensidade, o autor consegue trazer uma leveza a história, o que é um dos pontos positivos do livro. Apesar de ser um romance, não é aquele romance que sai açúcar quando viramos as páginas. É engraçado (ri absurdo em várias partes, minha mãe veio até perguntar o que estava acontecendo...), sério nos tempos que tem que ser, sensível.. E consegue nos deixar mensagens incríveis ao terminar a leitura. A mensagem que veio a minha mente após terminar o livro foi "Não desista dos seus sonhos, ou daquilo que você quer. Lute, e você conseguirá.".

Adorei a livro. Já comecei a gostar dele logo pelo prólogo. O prólogo mais engraçado e mais legal que eu já li! Hahaha. Uma curiosidade que tenho, é que todos os nomes que aparecem no livro, começam com S. Achei engraçado, e várias vezes voltava e contava quantos personagens tinham aparecido com a letra S. Tirando Ele e Ela, o meu personagem preferido: o papagaio. Incrível como um animal consegue ter vida mesmo em livros.



A linguagem do livro é bem fácil, não há complicações e não fiquei com dúvida ou confusa em nenhuma das partes. Li em dois dias, acredito.

Acredito que assim como "O Mundo de Vidro" me conquistou, ele também irá conquistar muito de vocês.

7 comentários:

  1. Mi, preciso ler esse livro!
    Já o tenho aqui, mas ainda não consegui ler!
    Só ouço comentários positivos e gosto quando um livro consegue ser engraçado, romântico, sério, tudo em um só!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser hilário e fantástico esse livro. Especialmente pelos personagens não terem nome, nunca vi isso em um livro , super inovador!
    Quero muito ler este livro!
    bjos

    Jacl
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Passei para desejar um ótimo final de semana!
    Tem post novo lá no blog, depois vai lá...
    http://simararosado.blogspot.com/
    BeeeijO!

    ResponderExcluir
  4. Mande uma foto de seus livros, e concorra a um exemplar de "Fantasmas do século XX" .
    Para mais informações, acesse:
    Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Milena!
    Retribuindo sua visitinha ao "Momentos de leitura." Gostei muito daqui...Já estou seguindo.
    Aproveito para te convidar, o Blog estar fazendo uma promoção. Participe!
    Abraços...
    Ah! Quero muito ler esse livro, "O mundo de vidro."
    Abraços...
    http://pollymomentos.blogspot.com/2011/11/promocao-200-seguidores.html

    ResponderExcluir
  6. Olá Milena,
    Gostei muito da sua resenha e quero muito ler esse livro; pois gostei demais do livro AINDA NÃO TE DISSE NADA, postei hoje a resenha dele.
    Parabéns pela sua resenha.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha Milena ! Já vi várias resenhas a respeito desse livro e estou mega curiosa para ler *o* rsrs' .

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir