3 de mar de 2012

Resenha: O Retorno do Jovem Príncipe

Classificação: 5/5
Editora: Fontanar
Autor: A. G. Roemmers
Ano: 2011
Páginas: 112
ISBN: 978-85-390-0254-2

"O Retorno do Jovem Príncipe é um livro para todas as idades. É uma história simples e poética em que tento transmitir experiências e conhecimentos que venho adquirindo ao longo dos anos. Para mim, a vida é uma grande oportunidade em que o mais importante é a evolução do espírito. Por um lado, é preciso preservar a inocência; por outros, há que se perguntar o que fazer frente às grandes injustiças, à maldade, às traições...
Este livro, que escrevi em nove dias de isolamento, pretende oferecer algumas respostas. Foi distribuído originalmente para um grupo restrito de pessoas próximas e queridas, mas logomudou de rumo. O interesse e o entusiasmo gerados por ele fizeram com que se tornasse conhecido por um público cada vez mais amplo. A resposta dos leitores me fez perceber que deveria compartilhar a evolução de minha própria vida.
O efeito deste livro tem sido completamente transformador: permitiu-me concluir uma etapa, deixando para trás o homem triste e melancólico que fui, para inaugurar uma outra, como o homem bem-sucedido e feliz que sempre quis ser."
A. G. Roemmers

Resenha feita pela Gaby, a mais nova resenhista aqui do blog! A Gaby, pra quem não conhece, é dona da coluna semanal aqui sobre filmes e livros. Espero que gostem das resenhas dela assim como eu! Beijos, Mi!

O garoto volta para o seu mundo, com um carneiro numa caixa e um grande afeto por um amigo no peito. Para quem já leu O Pequeno Príncipe, sabe que é assim que chegamos ao fim da história e é inevitável querer saber mais sobre aquele garoto, sobre suas histórias e filosofias. Aliás, ficamos nos perguntando o que pode acontecer com ele dali para frente. Em O Retorno do Jovem Príncipe temos a maravilhosa oportunidade de saber! Viajando pela Patagônia, um homem encontra deitado à beira de estrada um adolescente e resolve prestar ajuda. No primeiro momento não o reconhece mas após ouvir sobre outro planeta, uma rosa, um carneiro e seu amigo aviador, logo conclui que aquele não é um adolescente qualquer, mas um príncipe (crescido) que veio visitar a Terra outra vez.
Bom, o que dizer da história? Incrível? Maravilhosa?
Acho que a busca por respostas segue a mesma linha do primeiro livro, só que agora de uma maneira mais profunda por conta do príncipe não ser mais uma criança. As dúvidas sobre o que é um problema e como resolve-lo, o que fazer para não se tornar uma pessoa séria, o segredo da felicidade, uma longa conversa sobre o amor e enfim. Assuntos que são deixados para trás conforme vamos amadurecendo são discutidos no livro e, mesmo que a reflexão seja maior, a maneira doce como é colocada e explicada permanece a mesma.
Acredito que esse foi um desfecho merecido para o nosso Pequeno Príncipe porque, caso contrário, ficaríamos com aquele sentimento de criança por ele. Não que seja ruim, mas com o segundo livro compreendemos que podemos sim crescer e encarar a realidade e o mundo ao redor sem perder a essência pura de nossas almas, sem esquecer o que é essencial.

E se você ainda não leu nenhum dos dois: POR FAVOR, não perca mais tempo!




13 comentários:

  1. Quero muiito ler esse livro, eu sou simplesmente encantada pelo Pequeno Príncipe *--*

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Eu li o Pequeno Príncipe, mas eu não gostei muito não :S Pode me bater, mas é a verdade UAHSUAHSUAHUS Talvez eu leia novamente e tente gostar. Boa resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Que resenha linda e delicada! Estou querendo ler esse livro no futuro, porque adoro O Pequeno Príncipe e não posso deixar de descobrir o que esse novo livro transmite.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,

    Se eu já tinha vontade de ler, agora ela só aumentou, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi!
    Deve ser ótimo ler esse livro, o primeiro é encantador. Se esse é mais profundo, só pode ser incrível!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Fofo, fofo, fofo *---* Vou procurar esse livro para ler, deve ser lindíssimo, sempre quis saber o que aconteceu com o Pequeno Príncipe :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah que fofo! Esse livro deve ser uma graça! Estou curiosa para lê-lo.
    Beijos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já li o pequeno principe
    E gostei bastante, uma linda estoria
    E estou curiosa para saber como este é

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com vontade le ler, Gabi, mas nunca li O Pequeno Príncipe, isso influencia?

    Bjs.
    Paraíso Em Papel

    ResponderExcluir
  10. As vezes fico até com "vergonha" quando vejo alguma coisa do pequeno príncipe, estou para ler o livro faz muito tempo e depois que lançaram esse O retorno do jovem príncipe minha sensação de "preciso ler logo" só aumentou. Só assisti o filme mesmo..
    Adorei a capa :)

    ResponderExcluir
  11. Otima resenha! :)
    Qro ter a oportunidade de ler este livro,
    apesar de não me lembrar mto do primeiro..
    Qndo o tiver tentarei ler o 1 e logo apos o 2.
    Encantada.. mto bom. :)
    bjs

    ResponderExcluir
  12. tu fala bem pouco do livro né, tu faz bastantes perguntas na resenha e bota o que tu acha. resenha é o resumo do livro isso que tu boto ñ tem nada a ve

    ResponderExcluir
  13. li os dois. Recomendo !

    ResponderExcluir