5 de ago de 2012

Resenha: "Starters"


Classificação: 5/5
Editora: Novo Conceito
Autor: Lissa Price
Ano: 2012
Páginas: 368
ISBN: 9788581630144

Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Velho. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

Estava eu pensando em qual livro ler, quando vi Starters em cima da minha mesa e me perguntei "Por que não?". Nunca tinha lido uma distopia e estava curiosa já havia algum tempo. Quando o peguei para ler, não sabia muito bem do que se tratava a história, apesar de ter lido sua sinopse por cima e ter dado uma olhada na capa. Por ser comparado com Jogos Vorazes, embora não tenha lido, já imaginei que o livro fosse ser bom, porém, como não sabia em detalhes do que se tratava a história, o livro ainda tinha o seu elemento surpresa para mim. E sim, ele me surpreendeu.

"Starters" conta a história de Callie, uma adolescente de 16 anos que perdeu os pais por causa da Guerra dos Esporos. Seu pai foi preso e sua mãe morreu por ter sido infectada. Então, ela vive com o seu irmão, Tyler, e seu amigo, Michael, pelas ruas, escondidos. Em condições precárias e por causa de sua menor idade, Callie vai atrás de um emprego na empresa Prime Destinations, uma empresa onde você aluga o seu corpo para que vovôs e vovós com saudade de sua juventude se divirtam por um tempo em seu corpinho lindo. Porém, após um aluguel que tem suas "complicações", digamos assim, Callie começa a descobrir toda a verdade por trás dessa empresa.

Como não li "Jogos Vorazes", não tenho como comparar os dois livros.. porém, depois de assistir ao trailer do filme não li e nem assisti ao filme! percebi que alguns elementos de "Jogos Vorazes" estão sim presentes em "Starters". Vi também alguns traços de "A Hospedeira" embora não tenha terminado de ler o livro, shame on me na história. Mesmo com alguns elementos de outros livros presentes, "Starters" foi uma história surpreendente para mim.

Sobre os personagens, devo dizer que adorei Callie, embora tenha ficado um pouco aflita em alguns momentos. É uma personagem que tem dúvidas, é questionada sempre e o que eu mais fez com que eu gostasse dela foi o seu amor pelo seu irmão, embora em alguns momentos, questionava se ela estava totalmente preocupada com seu irmão ou com si mesma. O Velho é um personagem essencial para o livro inteiro, pois é ele quem faz com que Callie comece questionando a sua moral, embora seja o vilão, é um personagem essencial para a trama e que vai trazer muitos outros questionamentos para Callie... E Sara, uma personagem que passa pelo livro rapidamente mas que conseguiu me encantar mais que todos os outros.

Um dos pontos principais do livros é a forma com que a narradora nos conta a história. Claro que é um tema super interessante e tudo mais, mas acredito que se não fosse pela narrativa, o livro não seria metade do que ele é. Por isso a história se torna interessante, instigante e viciante. Não conseguia largar o livro, e quando o deixava de lado, percebia que a leitura tinha progredido bastante.

Embora algumas coisas não estejam tão claras e tenham ficado um pouco "no ar", não é um detalhe que atrapalha o desenvolvimento do livro. Pelo contrário, nos deixa curiosos e ansiosos para o próximo livro, "Enders", que pelo que pesquisei, será lançado nos EUA em 2013. "Starters" foi a minha primeira leitura distópica e posso dizer que comecei esse tipo de leitura com o pé direito.


21 comentários:

  1. Eu tô com tanta vontade de ler Starters que, cada vez que leio uma resenha, dá vontade de sair correndo pra primeira livraria que eu ver na minha frente! HAHAHAH
    Adorei sua resenha, não tinha lido em nenhuma outra sobre o Velho, e fiquei bem curiosa para saber mais sobre ele. E nem li Starters ainda, mas já tô ansiosa por Enders! hahahaha

    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  2. Oi linda, essa é primeira resenha que eu leio sobre esse livro até agora, eu gostei muito da sua resenha . Antes de seu post eu não estava muito animada pra ler esse livro mas agora até que estou pensando em dar uma chance! Valeu a dica!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Céus!!
    Agora só estou mais curioso para ler! Rsrs...
    Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Vini - Livros e Rabiscos
    http://www.livroserabiscos.com/2012/08/album-da-semana-34-electra-heart-de.html

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da premissa deste livro, e pretendo ler em breve.
    Parabéns pela ótima resenha.


    Boa semana!
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi!
    Eu não tenho muita vontade ainda de ler esse livro, não sei por quê.
    Saber que há elementos de JV me anima mais, porque amei o livro.
    E a narrativa faz toda a diferença mesmo, não só nesse caso, mas de um modo geral mesmo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá (:
    Não tenho muita vontade de ler esse livro porque ainda não vi muitas resenhas, mas acho que logo logo vou ficar com mais vontade, HAUHA.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante sua impressão a respeito de Starters. Tenho o livro mas ainda não o li, estou bastante curiosa. Gostei de saber que a narrativa é envolvente, mas fiquei "meio assim" por saber que há alguns pontos deixados no ar. Mesmo sabendo que haverá uma continuação, às vezes me incomoda quando os livros deixam questões importante em aberto...

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gente, que polêmica! HAHA
    Esses livros distópicos sempre trazem uma polêmica..e dando alfinetadas na sociedade atual :x
    Eu não aceitaria uma coisa dessas.. de jeito nenhum.
    Pode parecer egoísmo.. mas acho que existe um certo limite no 'dinheiro compra tudo', né?

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Ah, esse livro é uma das minhas próximas leituras, e confesso que estou com grandes expectativas. Andei vendo por ai muita gente criticando a narrativa da autora, fiquei feliz em saber sua opinião, já estava ficando um pouco receosa em relação ao livro no geral. Enfim, pretendo lê-lo muito em breve e adorei a resenha:)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  10. Não tinha visto ainda esse livro, li suas considerações e tive muita vontade de ler. Mas vou ter que deixar mais para frente, estou no começo de outro livro ainda :D
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,

    Esse livro esta na minha lista de espera e depois da sua resenha a minha curiosidade aumentou...parabéns....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá =D
    Esse livro já estava na minha lista de desejados. Poxa, não leu Jogos Vorazes, é muito bom!
    Adoro o gênero distópico, acabei de ler dois livros seguidos de distopias, mais acho que vou dar um tempo.

    Parabéns pela resenha!
    http://glowofthemoonlight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Esse livro está na minha lista de próximas leituras e estou curiosa para lê-lo,o tema distópico chama muito a minha atenção pois todos os livros que li com este tema foram bons.
    Poxa eu também não li Jogos Vorazes!
    Adorei a sua resenha.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, fiquei bem curiosa! Será que é facil de se achar
    esse livro? nunca tinha ouvido falar no tema distópico sabia?
    beijos
    http://inexplicavelconsumismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Esse livro será uma das minhas próximas leituras. Espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Ufa, fiquei feliz em saber que o livro é bom, fico desanimada quando acho a capa interessante e a história não é grandes coisas. Bom saber que vale a pena. :)

    ResponderExcluir
  17. Puxa, estou ansiosa pra ler este livro! *-* Adoro distopias, e esta me parece muito boa... sem contar que a capa é linda, né?
    Adorei sua resenha!
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  18. Primeira resenha que leio desse livro, ainda não comecei a ler, mas espero poder fazê-lo em breve. Não gostei de você ter achado comparações com outras séries, se nem lendo os livros percebeu semelhanças imagina quem já leu? rs'

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  19. não sou muito de comprar livros por que "ouvi dizer que é bom" ou por que é parecido com outro livro que já tenha lido, mas quando li na capa "fãs de jogos vorazes vão adorar" quase tive um infarto, porque sou muito fã da trilogia, entao resolvi levar, vai ser o próximo livro que vou ler. Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oie! Também avaliei Starters em 5, e quando me perguntam sobre ele, só sei dizer que Lissa Price partiu meu coração. Tenho uma relação de amor e ódio por esse livro. Fico remoendo loucamente sobre o Blake, não consigo não remoer, ha-ha.
    É legal ver que alguém tenha gostado assim como eu, já que li muitas resenhas negativas.
    Adorei a resenha, ficou completíssima e sem soltar spoiler.

    Beijoss!
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Comprei esse livro em uma promoção há muito tempo e até hoje não li.
    Mas, depois de sua avaliação fiquei com mais vontade de ler.
    Ótima resenha.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir