20 de nov de 2012

Resenha: "O Sonho de Eva"

Classificação: 4/5
Editora: Novo Conceito
Autor: Chico Anes
Ano: 2012
Páginas: 296
ISBN: 9788581630069
Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

   Quando peguei esse livro para ler, não sabia quase nada de sua história. A única coisa que eu tinha lido era o subtítulo e algumas partes da sinopse, mas foram tão poucas essas partes que eu não tinha noção nenhuma sobre o que se tratava "O Sonho de Eva". Assim que li o primeiro capítulo, eu surtei. Literalmente. Foi como se eu tivesse um "mindfuck" como todos dizem. O primeiro capítulo me deixou tão desconcertada que tive que ler no mínimo três vezes para entender realmente o que se passava naquelas páginas. Pode ser um pouco de drama meu, mas foi o que aconteceu, gente. A história me surpreendeu desde o primeiro capítulo. Se você quer ter a mesma surpresa que eu, ou prefere não ter nenhum spoiler sobre a história, aconselho a pular o próximo parágrafo e ir logo para as minhas impressões do livro.

  Chico Anes no conta a história de Eva, uma psicóloga filha de Hermes, um psicólogo renomado. Após seu pai ter apresentado a teoria sobre sonhos lúcidos, que foi altamente criticada pela bancada mais tradicional da psicologia, Eva continua com os trabalhos do pai, com uma nova teoria que novamente fora altamente criticada. Filha de um psicólogo e de uma mulher muito religiosa, Eva aprendeu desde pequena os padrões dos "bons costumes". Sua irmã Anna, mais revoltada, não ligava muito para o que a mãe dizia, e sempre falava como a irmã era bonita e como ela deveria valorizar sua beleza.
  Anos depois, um estranho acontecimento ocorre. Anna pula da janela de sua cobertura, e no mesmo dia, Joachim, filho de Eva, é sequestrado. É então que Eva começa a receber propostas para trabalhar em uma empresa desenvolvedora do DreamGame, e coincidentemente, perde seu emprego como professora da universidade e consequentemente seu fundo para a realização de pesquisas, se vendo obrigada a ceder as propostas da Yume. É então que Eva começa a receber avisos de um estranho, dizendo que a Yume não é a empresa que ela pensa, e sim uma empresa extremamente perigosa.

  Bom, sobre as minhas impressões, achei um livro muito bem planejado. A história tem um começo, um meio e um fim, nos contagia, nos deixa ansiosos para saber o que acontecerá no próximo capítulo, assim como nos faz torcer para que Eva consiga encontrar seu filho perdido. Confesso que a história inteira foi uma surpresa para mim. Fiquei presa e me senti muito conectada com a história. Por ser uma história mais específica, sobre sonhos, algumas coisinhas sobre Psicolgia, como teorias comportamentais básicas e algumas explicações sobre sono REM aparecem, o que pode ser estranho para quem não conhece esse assunto a fundo. Nada que um Google não resolva! Porém, acredito que alguns pontos do livro deixaram a desejar... Achei a história toda muito corrida quando chegava no final do livro. Tive a impressão de que tudo aconteceu muito rápido, para que o livro acabasse mesmo, para que a história tivesse um final rápido. Alguns capítulos finais foram muito tumultuados e me via em alguns momentos perdida durante a leitura, tendo que reler algumas partes para processar aquilo que tinha acabado de ler, mas nada que atrapalhe a leitura ou que deixe confusa a ponto de não entender nada que está acontecendo na história, e sim uma parte que a leitura tem que ser feita mais devagar, prestando atenção em todos os detalhes para não se perder mesmo.
  Como sempre a editora caprichou no design e na diagramação do livro! A capa é linda, com alguns detalhes em relevo e pequenos símbolos (ou seriam letras?) em mandarim, o que tem super a ver com a história. Diagramação simples, com páginas amareladas e letras na fonte média.

  Espero que tenham gostado da resenha e até o próximo post! ;)

24 comentários:

  1. Oi Mi!
    Quero muito ler esse livro porque acho a temática bem interessante!
    Uma pena o final ter sido corrido. Ainda assim, parece um ótimo livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. O Sonho de Eva parece ser bem interessante; gostei da resenha, fiquei curioso pelo livro... , a propósito, por acaso, quer ver uma situação moral delicada na vida?>>> O http://jefhcardoso.blogspot.com anseia por um comentário de sua parte. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei bastante...diferente...recomendo...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda! Uma das poucas originais da NC que eu gosto. Adorei a história, mas não gostei da forma com que as personagens femininas são retratadas...

    ResponderExcluir
  5. Bem vinda à essa louca vida! Mas as férias virão e tudo há de melhorar, vamos pensar positivo (:
    Gostei tanto daqui *-*
    Se eu continuar lendo tantas resenhas vou acabar deixando todo meu salário em livrarias hahaha!

    Beijo, beijo!

    http://goiabasays.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi!
    tenho vontade de ler esse livro. Adoro a capa e me interessei pela sinopse também :)

    beeeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  7. Oi Milena! Faz pouco tempo que comecei a me interessar por O Sonho de Eva, acho a história bem interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Confesso que estou meio sem vontade de ler esse livro, quando eu estava arrumando a minha estante eu peguei ele e me interessei, e depois eu perdi o interesse de novo haha, mas pretendo ler ainda, parece ser legal

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  9. Eu sou apaixonada pela capa desse livro! *-----*
    E sempre li resenhas positivas sobre ele. O tema interessante. Acho que vale a pena ler sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hey,
    amo a capa desse livro e parece ser bem interessante a história. Pena que nunca pude ler :/

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Apesar dos pontos negativos que você falou o livro realmente é muitoooo bom! Li ele recentemente e amei, o Chico Anes é um dos meus autores favoritos agora.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  12. Estou super curioso para ler esse livro, a premissa me pareceu ótima ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha!
    Até agora eu ainda não tinha visto uma resenha deste livro e a sua despertou o meu interesse por essa obra, além dela ser de um escritor nacional!

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii, quero muito ler esse livro, acho o tema abordado nele muito bom! E sua resenha ficou muito boa! Parabéns...

    Beijos.
    ContosDoces(.blogspot.com) -> tire os parenteses!

    ResponderExcluir
  15. Oi Milena! Gostei muito deste livro, achei muito inteligente. Seria um tema chato, mas o autor soube trabalhar de forma tão boa que prende o leitor. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, mas pelo que diz a resenha ele parece ser mt bom !

    naidadeteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sou muito curiosa quanto a esse livro e o tenho, mas ainda preciso de tempo para lê-lo :) Espero gostar assim como você. E parece que essa correria é o mal de alguns autores nacionais. Espero que eles leiam as criticas e absorvam-as para o futuro *---*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  18. Olá Milena!
    Entendo a sua situação de aniversário em sala de aula muito bem! Dá muita raiva, e quando é o professor que lembra, parece que fica pior! ¬¬'

    Então, o livro me pareceu interessante logo que foi lançado, mas não sei se foi a quantia de resenhas e as várias opiniões, que o deixou meio sem graça... Eu sei que é um motivo meio estranho, mas eu sou estranha! :P
    Enfim, boa resenha, de qualquer jeito!

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  19. Que legal, estava justamente pensando se comprava ou não o livro. Agora com mais uma resenha positiva, acho que vou acabar comprando.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Flor!

    Resenha ótima, adorei! Pulei o parágrafo que falava da história, e adorei saber que tem um pouquino de psicologia! Parece ser uma ótima história!!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Fui direto para sua opinião sobre o livro já que quero ler ele e ter a mesma surpresa que você, rs.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu li o livro e simplesmente AMEI. Tudo de bom mesmo! Chico já tem um lugarzinho na minha lista de autores favoritos ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  23. Ai Deus, tem psicologia. Eu amo ♥
    Vou ver compro esse livro, sua resenha me deixou muito curiosa *---*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. OIi
    to bem com vontade de ler esse livro, mas eu to sem coragem de pegar HAHAHAHA

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta

    ResponderExcluir