10 de jul. de 2013

Resenha: "Em Chamas"





Classificação: 5/5
Posição na meta de 2013: 3º livro #shameonme
Editora: Rocco
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2010
Páginas: 268
ISBN: 978-972-23-4442-5

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Demorei horrores para escrever uma resenha sobre esse livro simplesmente porque não conseguia palavras para descrever o que senti depois que li. Desespero? Sim. Loucura? Gente, vocês não tem noção do quanto eu fiquei louca com o final desse livro. Eu fiquei tipo: AHHHHHHHHHHHHH!!!!! COMO ASSIM! Sério.

Sobre a história do segundo livro da trilogia Jogos Vorazes, é uma continuação jura? Dãaa!! do primeiro livro da trilogia. Peeta e Katniss estão na turnê após os Jogos Vorazes e como sempre, sempre que Katniss faz algum discurso, por mais que seja improvisado - e gente, é aí que tá o problema - sempre sai autêntico. Ou seja, Katniss arruma confusão. E é depois dessa confusão que acontece nada mais nada menos do que a comemoração dos Jogos Vorazes, o Massacre Quaternário. Bom, se a gente já achava que o Jogos Vorazes era um massacre, imagina um programa que realmente tem massacre no nome? Só que é aí que a bomba cai no nosso colo. E eu vou deixar vocês curiosos, muahaha.

Alguns personagens me encantaram demais nesse livro. Eu fiquei com muita raiva da Katniss em mil partes, mas Peeta roubou meu coração, gente <3 Eu sou uma Peeta lover, confesso! Uma coisa bem legal que eu percebi também é o amadurecimento super precoce de Prim, a irmã de Katniss. Também, ter uma irmã que foi mandada para um reality show de assassinato não é pouca coisa!

Sobre as minhas impressões do livro, juro que demorei bastante para terminar de lê-lo. Tive algumas leituras obrigatórias da faculdade, então sempre que pegava o livro para ler, era pra ler no máximo duas ou três páginas, porque logo depois eu tinha que ler algo da faculdade. Porém confesso que a demora de um engajamento na história também colaborou para que eu demorasse na leitura. Eu juro que só não tirei uma estrelinha do livro porque eu estava tão revoltada com o que aconteceu do meio pro final e tão chocada, que não consegui sentir mais nada a não ser "ESPERANÇA, VEM EM  MIM!!!".

A diagramação do livro é perfeita com pouquíssimos problemas na tradução. Sobre a continuação no livro, confesso que estou demorando para ler por opção. Eu simplesmente não quero que a história acabe, por mais de estar super mega ultra curiosa com o final.

Espero que tenham gostado e até ao próximo post!
Mi ♥


Um comentário:

  1. Eu amo esse livro, estou ansiosa pelo lançamento do filme. Da trilogia é o meu favorito.

    www.priscilaradany.com

    ResponderExcluir