13 de jul de 2011

Feliz dia do ROCK!

Oi, gente! Sei que o dia do rock já está quase terminando, mas como eu AMO rock, não podia deixar de falar sobre ele aqui no blog, né? Como Milena também é cultura, vai aqui uma breve história sobre o rock!


Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".

No final das década de 1960 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Quando foi misturado com a folk music ou com o blues ou com o jazz, nasceram o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock respectivamente. Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos oitenta, os subgêneros que surgiram foram a New Wave, o punk hardcore e rock alternativo. E na década de 1990, os sub-gêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.

O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita (estilo blues) são por vezes utilizados como instrumentos solo. Em sua "forma pura", o rock "tem três acordes, um forte e insistente contratempo e uma melodia cativante".

A maioria dos grupos de rock são constituídos por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista, formando um quarteto. Alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou utilizam um vocalista que toca um instrumento enquanto canta, às vezes formando um trio ou duo; outros ainda adicionam outros músicos, como um ou dois guitarristas e/ou tecladista. Mais raramente, os grupos também utilizam saxofonistas ou trompetistas e até instrumentos como violinos com cordas ou cellos.

Fonte: Wikipedia


Bom gente, depois de contar um pouquinho sobre o rock, vão algumas das músicas que eu mais gosto!


ROCK PROGRESSIVO


NEW METAL


METAL

4 comentários:

  1. Feliz dia do rock \o/
    Ótimas bandas e músicas!!
    Fui no show do metallica ano passado, eles tocaram "Nothing else matters" e logo em seguida "Enter sandman", foi o máximo!!
    Enfim, post digno de dia do rock, adorei!
    Beijos xará de apelido!

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia que era dia do Rock O.O
    Well, now i know! ^^
    Muito legal o post! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que legal, alguém lembro e fez um post...rs
    Eu ouvi no radio que era dia do Rock, pensei em fazer um post, mas não conheço muito de rock então...rs
    Ficou otimo, otima escolha de videos.


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, assim como você eu fiz minha postagem bem á noite, mas o importante é que a fiz em nome do dia mundial do Rock. Aliás, Feliz dia do Rock para você (mesmo atrasado). Você disse que gosta de Metallica, no meu Blog tem uma postagem recente que fiz a respeito da banda, pois sou um fã das antigas. Esse vídeo do Limpbizkit que você postou é de uma música recente da banda?
    Sei que para o dia Mundial do Rock eu postei alguns vídeos de bandas antigas no meu Blog, mas o fiz para homenagear alguns precursores do gênero e porque como comentei lá, gosto também desse som mais antigo, apesar de amar Punk Rock e Grunge. Beijos e até.
    P.S: espero que continue acompanhando o Blog do Silvaerrado.

    ResponderExcluir