8 de set de 2012

Resenha: "Branca de Neve e o Caçador"


Classificação: 2/5
Editora: Novo Conceito
Autor: Lily Blake; Evan Daugherty; John Lee Hancock; Hossein Amini
Ano: 2012
Páginas: 208
ISBN: 9788581630182

Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Branca de Neve vive há dez anos em uma cela, presa, apenas vendo a luz do sol em algumas horas da manhã.. Tudo isso por causa da Rainha Ravenna, uma mulher que enganou seu pai, o Rei, se casou com ele e logo após o casamento, o matou. Com a vinda de dois pássaros e com a notícia que o Duque que ajudara seu pai várias e várias vezes, e seu filho William estavam vivos, Branca de Neve tem a esperança de que a situação se reverta, e que ela consiga fugir de sua prisão.

Bom, gente.. realmente não sei como começar essa resenha porque sinto que resenhando esse livro, estou resenhando o filme, ou melhor, o roteiro desse filme.

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho um certo preconceito com livros de filmes por não apreciar a falta de criatividade ou a monotonia com que eles são escritos. E foi isso que eu encontrei em "Branca de Neve e o Caçador". Senti falta de emoção, de vontade e de ação na narrativa. Até a parte do romance que poderia ser um pouco mais elaborado ou explorado no livro, não foi. Toda vez que eu passava as páginas, pensava: "Não, tem que acontecer alguma coisa de especial nesse livro, tem que ter movimento nisso!", mas esperei em vão até a última página. Até as cenas de guerra e de luta para mim, passaram sem nenhuma ação ou vontade. Parecia que o narrador estava contando aquela história por obrigação, e não por vontade de escrever um livro e entreter o seu leitor.

O enredo é bom, a história é boa mas a forma com que ela foi contada deixou a desejar, e muito. Era como se eu estivesse lendo o filme. Apenas por causa da narrativa desse livro, já se foram 2 pontos na classificação. Outro aspecto que deixou a desejar - e por esse motivo também perdeu 1 ponto na classificação - foi a falta de exploração em cima de alguns personagens. Os personagens eram apresentados, algumas partes de sua história e sentimentos eram mostrados para nós, porém muito por cima, sem aprofundar. Senti falta demais de saber o que se passava no coração de Branca de Neve a respeito do Caçador, ou de William, sobre os sentimentos dela por ele e vice-versa.

Sobre os personagens: o Caçador, Eric, foi o que mais me agradou, exatamente por ter algumas coisas que não são mostradas no filme. O narrados nos conta o porque de seu sofrimento, momentos de felicidade e tristeza e porque o Caçador é frio muitas vezes. Ou seja, só gostei mais dele exatamente por ser um pouco diferente do filme. Já personagens como Branca de Neve ou a Rainha Ravenna não mudaram em nada, até achei Branca de Neve muito ingênua e um pouco songamonga, a Rainha Ravenna uma velha maluca no corpo de uma jovem e Finn o irmão idiota que era o pau mandado de sua irmã, a Rainha.

Quanto a capa do livro e a diagramação, não tenho nada do que reclamar! Mesmo sendo a mesma capa do pôster do filme, achei uma capa bonita e muito bem feita. A diagramação é linda, cheia de detalhes! Cada capítulo é separado por página, ou seja, apenas uma página para informar qual capítulo o livro está, cheio de decorações, muito bonito. Além de ter apenas uma página com o número de cada capítulo, tem também alguns desenhos. As páginas são amareladas e a fonte é mediana. A Novo Conceito está de parabéns com o seu trabalho de diagramação!

28 comentários:

  1. Olá :)
    Eu vi no skoob que você tinha dado só duas estrelinhas, eu acabei dando três porque gostei da Ravenna UASHUASHUAH Mas é um tanto sem emoção mesmo .-. Esses livros 'baseados' em filmes são assim na maioria das vezes. Enfim, ótima resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. OI Mi!
    Uma pena você não ter gostado e o livro ter sido tão morno e superficial assim. Já vi alguns que tiveram a mesma impressão que você e outros que amaram o livro.
    Eu não tenho lá muita vontade de ler, me contento em assistir :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você sobre o livro, eu esperava bem mais. Uma pena, a diagramação está muito linda mesmo!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,

    Li e resenhei esse livro no blog, e confesso que gostei, espera menos, precisava explorar mais os detalhes e enriquecer um pouco mais a história, a idéia é ótima, muitos não gostam do livro porque ficam comparando com o filme, temos que pensar como uma história nova e somente, o livro termina um pouco rápido demais...mas acho que vale a leitura....parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Milena, tudo bem?
    Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas já vi várias resenhas e as opiniões divergem demais: muitos amam e muitos odeiam.
    Tenho um certo preconceito com livro que veio de um filme, exatamente por essa falta de profundidade que muitos tem. Que pena que, nesse livro, aconteceu isso.

    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    O livro também não me agradou, é muito superficial, parece o roteiro do filme.

    A diagramação é linda, mas não compensa a leitura.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Eu tava querendo ler esse livro, mas pela sua resenha acho que ele vai esperar um pouquinho. Gostei muito do filme e espero que o livro não me decepcione.
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu não tenho simplesmente nenhuma vontade de ler esse livro, por justamente me parecer altamente "vago", sem emoções; não sou muito fã de livros baseados no filme... Gostei muito da resenha!

    Beijão
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  9. Oi linda eu entendo e respeito a sua opinião mas eu gostei muito desse livro sim! Na minha opinião, ele e o filme se complementam então quem gostou do filme vai gostar do livro e vice versa. Além disso, a capa é linda! Mas a sua resenha ficou bem construída e eu gostei dos seus argumentos! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. É verdade, pelo jeito a base mesmo do livro é o roteiro do filme, que by the way, não me agradou muito... Acho que não leria o livro :/
    Mesmo assim, gostei da resenha, bem sincera :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ah, que pena que você não curtiu muito. :s
    Eu gostei do livro. E de fato, a diagramação ficou perfeita.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Muito boa tua resenha, fiquei meio desanimada depois de ler, pois estava numa expectativa grande para esse livro e vi que você não curtiu muuuito. Pena :/
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  13. o que me faz não querer ler esse livro é exatamente isso: não quero ler o filme.
    mesmo com uma capa bonitinha e com uma história promissora, esse aí não me atrai mesmo! e acho que tô certa haha

    beijos -
    Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  14. Já era de se esperar que o livro fosse quase igual ao filme por ele ser uma adaptação do roteiro, por isso não me decepcionei muito com ele e ainda não dei preferência em ler o livro antes de ir ao cinema assistir o filme ;}
    A diagramação é mesmo linda ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  15. Realmente o livro é a cópia do roteiro, eu acho que podia ter sido bem melhor do que isso, mas mesmo assim gostei do livro, principalmente pro Kristen estar na capa ... hahah

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Mi, confesso que não espero muito desse livro, pelo fato de ser adapatação do roteiro, mas não imaginava que a narrativa fosse tão sem ação :/ mas eu gostei bastante do filme e espero dar uma chance ao livro também!

    beijo!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  17. Antes eu tinha muita vontade de ler este livro, mas agora que li sua resenha, perdi um pouco a vontade e acho que vou acabar só assistindo ao filme haha. Adorei a resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Milena, tudo bem?
    Olha, não tenho a menor curiosidade de ler esse livro, tenho a impressão de que ver o filme (da discórdia rsrs) é mais do que suficiente.
    Bjus flor e ótima resenha.
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li esse livro e muito menos assisti ao filme, então não posso dar uma opinião concreta com relação ao enredo, mas gostei de sua sinceridade na resenha.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho muito preconceito com livros feito por roteiristas. Pra mim eles tem aquela manha de passar tudo rápido demais e acabar deixando várias coisas de lado. E quando eles tentam fazer um romance, deixam ele monótono demais. Tipo... complicado.
    Já vi o filme - que acabou sendo melhor do que esperava - e eu vou ler o livro na semana que vem. Vamos ver...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Esse é um livro que que queria muito por achar ele lindo, mas depois que vi o filme fiquei me decepcionada, achei que de inicio era só por causa da atris que foi péssima, mas agora com o que você falou dos personagens fiquei com um pé atras com relação ao livro



    Beijos,
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  22. Tenho as mesmas opiniões que você quanto a esse livro, ainda bem que eu não estava esperando muita coisa (:


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  23. Hey blogueira, tudo bem?
    Ah, realmente, quem julgar esse livro pela capa e pensar que ele é ótimo vai se enganar. Eu não li, mas em muitas resenhas eu encontrei os mesmos pontos que você citou. Como eu não vi o filme, acho que ler o livro primeiro será legal...
    Adorei teu blog, ele é lindo. Parabéns pelo sucesso, viu?
    Estou seguindo. Se puder retribuir no meu, ficarei feliz!
    Beijocas!!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li o livro, nem assisti ao filme. Quero ler o livro antes de ver o filme, mas estou sem disposição para comprá-lo. Vi muita gente falando que livros baseados em roteiros de filmes nunca são bons. Fiquei desanimada...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Como vai? Adorei o post, não li o livro e ainda também não vi o filme, mas quero muito ler antes de ver!
    Ótima resenha.

    Já estou seguindo. Se puder visitar o meu blog e seguir, caso goste, vou ficar bem feliz!

    Beijos,
    Leitora Online - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu não gostei muito do filme e imagino que não vou gostar muito desse livro! Depois que li sua resenha vou esperar mais um pouco para ler!
    beijos
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  27. Acabei de ler outra resenha de Branca de Neve e o Caçador e o blogueiro disse a mesma coisa sobre o enredo e os personagens. E mais, também disse que o melhor personagem, o mais forte, é o Caçador. Bem, já sei que é um livro tipo passatempo mesmo, não posso me empolgar com a leitura ou vou me decepcionar.

    Ótima resenha! =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  28. A história é muito boa mas foi abordada muito rápida, o livro tem de tudo para ser muito melhor, poderia ter sido, era só não ter sido tão curtinho.

    ResponderExcluir